Quem Somos

Breve Historial

O Centro de Assistência Paroquial de Santa Cruz (C.A.P.S.C.) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) sem fins Lucrativos, sedeado na R. Saragoça nº 101,3000-381 Coimbra.

A génese do C.A.P.S.C. surge a partir da necessidade de criação de uma Obra aprovada estatutariamente no sentido de obter verbas públicas que permitissem a organização de colónias de férias para crianças carenciadas. Esta situação veio a verificar-se em 1965, data assinalada pela aprovação canónica dos estatutos da instituição assim como do início da Obra de Promoção Social, nomeadamente o recrutamento de voluntários de Ação Social. O ano de 1965 marca ainda a construção da Creche e Jardim de Infância S. Miguel, adiante designada por CJISM. Os anos seguintes marcaram-se por uma grande evolução da Instituição, sendo que em 1983, foi registada como IPSS aprovado pela portaria nº778/83 de Julho.

Os estatutos do C.A.P.S.C. foram publicados no Diário do Governo a 5 de Agosto de 1968.Segundo os mesmos, a Instituição pode fundar e manter obras de apoio á infância; juventude; adultos; terceira Idade e obras que visem a promoção social da população.

No que concerne aos objetivos da Instituição, estes têm como base a Doutrina Social da Igreja, e conforme o disposto no art.º 4º do Cap. II do Estatuto da instituição, as suas principais finalidades são a defesa dos Direitos do Homem e da família como célula base da sociedade, como tal procura promover a autonomia dos indivíduos, mediante a sua participação ativa no seu próprio processo de mudança, que não encontram por si só, solução nos recursos existentes e disponíveis.

A Instituição é suportada através de subsídios do Estado, da Diocese, autarquias, assim como através de outros organismos e donativos particulares (art.º21).

Sendo a principal preocupação desta instituição, a satisfação plena dos seus clientes, um dos objetivos do C.A.P.S.C., consagrado nos planos de ação desde 2009, é a qualificação das suas respostas sociais no sentido de qualificar os serviços prestados à população que a ela recorre.

Atualmente o CAPSC tem três respostas socias a nomear:

  • A Creche (Creche e Jardim de Infância S. Miguel - CJISM) com Acordo de Cooperação entre o Centro Regional de Segurança Social de Coimbra e o Centro de Assistência Paroquial de Santa Cruz, celebrado em 29/6/83 para as atividades de apoio à infância exercidas na CJISM 
  • Educação Pré Escolar  (CJISM) com Acordo de Cooperação com a segurança social e o Instituto da Segurança Social, IP/ Centro Distrital de Coimbra, Direção Regional de Educação do Centro para o equipamento JI de São Miguel.
  • O Centro de Atendimento/Acompanhamento Social (CAAS) com Acordo de Cooperação entre o Instituto da Segurança Social, I.P./ Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra e o Centro de Assistência Paroquial de Santa Cruz, celebrado em 1984 e revisto em1/Set/ 97 com a finalidade de criar condições para intervenção conjugada entre o CAPSC e o CDSS de Coimbra, dirigida a indivíduos e famílias, na prevenção e /ou reparação de problemas geradores ou gerados por situações de exclusão social e em certos casos atuar em situações de emergência, através da resposta social de Centro de Atendimento / Acompanhamento social sito na sede, R. Saragoça nº 101, 3000-381 Coimbra, com as respostas de ação social; RSI, ajuda alimentar, entre outras, abrange toda a população residente na União de Freguesias de Coimbra (extinta Freguesia de Santa Cruz e parte da extinta Freguesia da Sé Nova).

 

A construção da CJISM foi sonhada, pensada e criada tendo como base a paixão pela educação de infância, pretendendo privilegiar uma intervenção consciente, refletida e emancipadora. Para tal, obedece a todas as normas exigidas por lei.

Apostamos na qualidade dos serviços que apresentamos, na segurança, higiene, projeto educativo com orientação de Diretora Pedagógica, quadro de pessoal qualificado, com educadores de infância por sala desde o berçário.

De realçar ainda a confeção das refeições de fabrico próprio, com ementas elaboradas por um Engº Alimentar tendo em conta as recomendações do SNS para uma alimentação correta, equilibrada e saudável para as crianças.

(Este projeto é para os pais e para as crianças. Surge porque queremos  colaborar com a família através duma relação de rigor, confiança e transparência, no desenvolvimento e na educação dos seus filhos.)